quinta-feira, 31 de maio de 2012

O dízimo na comunidade

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Equipe Arquidiocesana do Dízimo, se reune neste sábado para se aprofundar sobre a Doutrina Social da Igreja, às 14 horas no Centro Pastoral Pio X na Catedral N. Sra. da Apresentação.     

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Textos / Pe. Jeronimo Gasques
O ciclo da graça dizimal
O apóstolo São Paulo diz que a graça de dar gera uma graça em resposta, em retribuição.

Esta aqui uma proposta para você viver ou para experimentar a graça de Deus em sua vida. Este é um ciclo contínuo... interminável. A maior questão do dízimo é saber experimentar o que Deus é capaz de fazer em sua vida.

E assim começa tudo de novo, sem fim, sem parar jamais. Como diz o pastor Caio Fábio, não é o dízimo, mas é a dízimo periódica da graça que gera graça, deixando a medida do dízimo pequena demais .

A graça de dar gera a graça de receber.

São Paulo fala da alegria. O dízimo só é autêntico quando é feito com alegria de dar, que gera um custoso e constrangido sacrifício. O dízimo deve doer na alma. Lá dentro onde você e Deus fazem um grande e verdadeiro pacto de intimidade e oblatividade.

Aí, sim, o dízimo começa a produzir os sues frutos, porque nasce das entranhas como que gerando um parto de vida nova.

Se você prestou atenção, o s nossos títulos são tirados da sabedoria da roça, do agricultor. O contribuinte precisa se ver como um agricultor fazendo uma semeadura.

O dízimo, além de uma opção pastoral madura e comprometedora, nos anima a viver a Palavra de Deus. O dízimo se torna uma graça pelo dom inefável (cf. 2 Cor 9,15) dado pelo Cristo de Deus como nosso Salvador. Olhando neste nível, a opção pelo dízimo é como olhar a conversão de Zaqueu. Jesus nunca afirmou a sua conversão até o momento em que ele se dispõe a ceder seus bens materiais. Hoje a salvação entrou nesta casa (Lc 19,9).

Zaqueu se educou na opção pelo dinheiro. Não aconteceu, entretanto, com o jovem rico (Lc 18, 22 23). Uma séria e honesta opção de vida pode ser um verdadeiro achado (MT 13, 44).

Que Deus possa tirar nossa mesquinhez e implantar, pela opção do dízimo, a generosidade humana e assim terminar com o Apóstolo: Em tudo mostrei a vocês que é trabalhando assim que devemos ajudar os fracos, recordando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há mais felicidade em dar do que em receber (At 20, 34).

Conheço muitas pessoas que mudaram a sua vida a partir da compreensão do dízimo.

Que Deus possa ajudá lo a entender essa oportunidade.

Fonte : Pe. Jeronimo Gasques
Nº de visitas : 268

terça-feira, 15 de maio de 2012


Acolhida Da Cruz Peregrina do Dízimo.


No Ultimo sábado Dia 12/05/2012, Nossos Agentes Receberam a cruz Peregrina da pastoral do dizimo e com muita alegria entraram em procissão na nossa paroquia Na Missa Das 19:00 Hs.





Tereza, Edílson, Marcos, Graça e Gilvan.

Milsinho

Edilson e Tereza.

Edna, Claudinha, Márcia, Corrinha, Larissa, Suelange (Pastoral Familiar) e Brena.

Tereza, Edílson, Marcos, Graça e Gilvan.

Brena & Serginho.

Graça & Gilvan.



Milsinho.

Pastoral do Dizimo: Acolhida Da Cruz Peregrina do Dízimo.

Pastoral do Dizimo: Acolhida Da Cruz Peregrina do Dízimo.: No Ultimo sábado Dia 12/05/2012, Nossos Agentes Receberam a cruz Peregrina da pastoral do dizimo e com muita alegria entraram em procissã...
Entrevista da PASCOM com Randenclecio e Elaine sobre a Dimensão Social do Dízimo

01 – Do que trata a dimensão social do Dízimo?
A Pastoral do Dízimo é baseada em três dimensões: Religiosa, missionária e social. O objetivo da Pastoral é corresponder às necessidades da Igreja dentro desses três aspectos. A Igreja nos faz esse apelo de ter uma atenção especial para os irmãos excluídos e marginalizados, isso corresponde a Dimensão social. Diversos textos bíblicos nos provoca para uma reflexão sobre o dom da caridade.   Somos convidados a fazermos a experiência da partilha com fidelidade e coragem para darmos às nossas comunidades condições reais de promover a prática da solidariedade e desenvolver trabalhos de promoção humana.  O dízimo nos ensina a lição da partilha e da solidariedade para com todos os irmãos, principalmente os mais necessitados. SER DIZIMISTA É APRENDER A “TOMAR CONTA DA COMUNIDADE”, À SEMELHANÇA DO BOM SAMARITANO. 
 02 – Por que a dimensão social está sendo refletida, pela Pastoral do Dízimo, neste ano, na Arquidiocese de Natal?
Estamos vivendo um tempo celebrativo dos 15 anos da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo, devido esta comemoração, preparamos um triênio onde cada ano refletimos uma dimensão: No ano de 2010, com o tema; “Devolva o que é de Deus” celebramos a Dimensão Religiosa; no ano de 2011, Dimensão Missionária “ Dízimo: compromisso missionário.”, e por fim neste ano de 2012 a Dimensão Social “Dízimo, Fé, Oração e Ação”.  De forma especial este ano, queremos levar a compressão que a dimensão social do dízimo age pelo investimento da arrecadação dizimal em projetos sociais e ajuda aos necessitados, e, também, pela conversão do dizimista para agir como fermento na sociedade.

03 – Como este tema está sendo trabalhado nos zonais?
 A Equipe Arquidiocesana do Dízimo está priorizando a formação, construindo uma Igreja comprometida e responsável com a comunidade e com os irmãos. Respondendo a esse apelo elaboramos o 3º subsídio onde contém cartilha e a tele-formação, contendo três encontros, onde pode participar os agentes ou os dizimistas, refletiremos no primeiro momento a Doutrina social da Igreja, no segundo o Setor social da Arquidiocese e por fim a Dimensão Social do Dízimo. Cada zonal, recebeu a formação e orientação para a continuidade deste material na paróquia.
04 – Em 2012, a Pastoral do Dízimo completa 15 anos de atuação, na Arquidiocese de Natal. Como a Pastoral está se preparando para festejar os 15 anos de história?
Estamos com uma programação especial para esta comemoração, confeccionamos três Cruzes peregrina que está passando nas paróquias, motivando e convidando-as a entrarem neste clima de festa de ação de graças por todo um trabalho realizado ao longo desses anos. E no mês de setembro onde celebramos o mês da Bíblia e do Dízimo, promoveremos tríduo celebrativo, carreatas, e por fim, culminando com o nosso grande Encontrão do Dízimo.  
05 – Que mensagem você, como coordenador arquidiocesano do Dízimo, deixa para os fiéis da Arquidiocese de Natal?
Nós que fazemos parte da Pastoral do Dízimo Arquidiocesana, queremos antes de tudo dizer o nosso muito obrigado por todo um trabalho realizado, desde a primeira equipe convidada pelo nosso Arcebispo Emérito Dom Heitor até a equipe atual, que com muita disponibilidade e doação desenvolveram um trabalho de formação e conscientização mostrando que o Dízimo é fruto de uma experiência com Deus, que gera compromisso e a participação na comunidade. Porém, você que ainda não descobriu a verdadeira importância do Dízimo, é convidado a parar e olhar ao seu redor, quantas graças e bênçãos Deus derrama a cada dia em sua vida. Deus, que é bom e compassivo quer precisar de nós para realizar o bem para todos. Com nosso dízimo e nossas ações solidárias, seremos capazes de tornar nosso mundo mais humano e fraterno.  O ato de ser dizimista é um gesto de agradecimento a Deus, nosso criador. Parabéns a cada agente da Pastoral do Dízimo que leva essa mensagem de partilha e fidelidade. E a você dizimista, uma benção especial, pois compreendeu a proposta do Evangelho.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Encontro de Formação da Cidade de Lagoa Salgada/RN






A  Paróquia de N. Sra. da Penha- Monte Alegre e Laoga Salgada

 Recebe a Cruz Peregrina do Dízimo














Cruz peregrina do Díizmo está no Alto do Rodrigues

AREA PASTORAL NOSSA SENHORA DO ROSARIO
PEREGRINAÇÃO DA CRUZ ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DO DIZIMO DE 13 A 20 DE MAIO 2012

DOMINGO
16h ACOLHIDA NA ENTRADA DE TABATINGA
17h MISSA EM TABATINGA E PEREGRINAÇÃO PARA A IGREJA MATRIZ COM carreata pela cidade.
19h MISSA NA IGREJA MATRIZ (ACOLHIDA DA CRUZ)
SEGUNDA FEIRA
19h ACOLHIDA DA CRUZ NA COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ
19h 30 CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
TERÇA
19h ACOLHIDA NA CAPELA DE ALTO ALEGRE (S. SÃO FRANCISCO)
COM A MEDITAÇÃO DO TERÇO.
QUARTA FEIRA
19h ACOLHIDA DA CRUZ NO TERÇO DOS HOMENS
QUINTA FEIRA
ACOLHIDA DA CRUZ
15h ADORAÇÃO AO SANTISSIMO E ACOLHIDA DA CRUZ
19h30 ACOLHIDA DA CRUZ NO COM A RCC BAIRRO S. FRANCISCO
SEXTA
6h MISSA NA MATRIZ E ACOLHIDA DA CRUZ
19h30 MISSA EM PONCIANA E ACOLHIDA DA CRUZ
SABADO
6h MISSA NA MATRIZ E ACOLHIDA DA CRUZ
17h MISSA ESTREITO E ACOLHIDA DA CRUZ
19h30 MISSA DE ANIVERSARIO DO TERÇO DOS HOMENS COM ACOLHIDA DA CRUZ
DOMINGO
7h MISSA EM GUADALUPE E ACOLHIDA DA CRUZ
9h ENTREGA DA CRUZ A PAROQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA CAREATA ATE PENDENCIA

quinta-feira, 3 de maio de 2012