A Pastoral

Breve Histórico da Pastoral do Dízimo Arquidiocesana

Em 1997, na Arquidiocese de Natal, o então arcebispo Dom Heitor de Araújo Sales, percebeu a necessidade de implantar a Pastoral do Dízimo em nossa Arquidiocese, pois já existia um trabalho em algumas paróquias de forma bem isolada. Tivemos como modelo a Paróquia de Pirangi, da qual foi convidado o casal Fernando e Sansia para serem coordenadores e outros casais também foram convidados. No primeiro momento se foi articulado com as paróquias da região Urbana e depois foi se dando continuidade na região do Interior, tivemos como assistente eclesiástico Pe. Normando. Na nossa Igreja particular de Natal tivemos uma grande ajuda dos missionários do Instituto MEAC, que fizeram um trabalho de implantação da Pastoral do Dízimo em algumas Paróquias.

Hoje a Pastoral do Dízimo Arquidiocesana é formada pelos Articuladores dos treze zonais existentes em nossa Arquidiocese, e os mesmos articulam as paróquias do zonal. Trabalhamos com uma metodologia bastante dinamizada, na primeira etapa, realizamos os encontros de formação em todos os zonais. Este momento temos como base a formação dos agentes da pastoral, que neste ano trabalhamos os seguintes temas: Dízimo e espiritualidade, Dízimo e missão, Dízimo e Compromisso. Outra etapa é os encontro de animação, que tem como objetivo estimular e motivar os agentes para que continue o trabalho iniciado em todos os zonais. A ultima etapa é a avaliação e planejamento,  momento esse que paramos um pouco e avaliamos a caminhada de agentes comprometido, sempre é feito antes da Assembléia Arquidiocesana.

A pastoral vendo a necessidade de ter uma maior integração com as outras pastorais, surgiu a necessidade de organizar um “ENCONTRÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO”, a partir do segundo ano da sua existência até hoje, já se tornou um marco na vida da Arquidiocese e também na vida das pessoas.