terça-feira, 15 de maio de 2012

Entrevista da PASCOM com Randenclecio e Elaine sobre a Dimensão Social do Dízimo

01 – Do que trata a dimensão social do Dízimo?
A Pastoral do Dízimo é baseada em três dimensões: Religiosa, missionária e social. O objetivo da Pastoral é corresponder às necessidades da Igreja dentro desses três aspectos. A Igreja nos faz esse apelo de ter uma atenção especial para os irmãos excluídos e marginalizados, isso corresponde a Dimensão social. Diversos textos bíblicos nos provoca para uma reflexão sobre o dom da caridade.   Somos convidados a fazermos a experiência da partilha com fidelidade e coragem para darmos às nossas comunidades condições reais de promover a prática da solidariedade e desenvolver trabalhos de promoção humana.  O dízimo nos ensina a lição da partilha e da solidariedade para com todos os irmãos, principalmente os mais necessitados. SER DIZIMISTA É APRENDER A “TOMAR CONTA DA COMUNIDADE”, À SEMELHANÇA DO BOM SAMARITANO. 
 02 – Por que a dimensão social está sendo refletida, pela Pastoral do Dízimo, neste ano, na Arquidiocese de Natal?
Estamos vivendo um tempo celebrativo dos 15 anos da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo, devido esta comemoração, preparamos um triênio onde cada ano refletimos uma dimensão: No ano de 2010, com o tema; “Devolva o que é de Deus” celebramos a Dimensão Religiosa; no ano de 2011, Dimensão Missionária “ Dízimo: compromisso missionário.”, e por fim neste ano de 2012 a Dimensão Social “Dízimo, Fé, Oração e Ação”.  De forma especial este ano, queremos levar a compressão que a dimensão social do dízimo age pelo investimento da arrecadação dizimal em projetos sociais e ajuda aos necessitados, e, também, pela conversão do dizimista para agir como fermento na sociedade.

03 – Como este tema está sendo trabalhado nos zonais?
 A Equipe Arquidiocesana do Dízimo está priorizando a formação, construindo uma Igreja comprometida e responsável com a comunidade e com os irmãos. Respondendo a esse apelo elaboramos o 3º subsídio onde contém cartilha e a tele-formação, contendo três encontros, onde pode participar os agentes ou os dizimistas, refletiremos no primeiro momento a Doutrina social da Igreja, no segundo o Setor social da Arquidiocese e por fim a Dimensão Social do Dízimo. Cada zonal, recebeu a formação e orientação para a continuidade deste material na paróquia.
04 – Em 2012, a Pastoral do Dízimo completa 15 anos de atuação, na Arquidiocese de Natal. Como a Pastoral está se preparando para festejar os 15 anos de história?
Estamos com uma programação especial para esta comemoração, confeccionamos três Cruzes peregrina que está passando nas paróquias, motivando e convidando-as a entrarem neste clima de festa de ação de graças por todo um trabalho realizado ao longo desses anos. E no mês de setembro onde celebramos o mês da Bíblia e do Dízimo, promoveremos tríduo celebrativo, carreatas, e por fim, culminando com o nosso grande Encontrão do Dízimo.  
05 – Que mensagem você, como coordenador arquidiocesano do Dízimo, deixa para os fiéis da Arquidiocese de Natal?
Nós que fazemos parte da Pastoral do Dízimo Arquidiocesana, queremos antes de tudo dizer o nosso muito obrigado por todo um trabalho realizado, desde a primeira equipe convidada pelo nosso Arcebispo Emérito Dom Heitor até a equipe atual, que com muita disponibilidade e doação desenvolveram um trabalho de formação e conscientização mostrando que o Dízimo é fruto de uma experiência com Deus, que gera compromisso e a participação na comunidade. Porém, você que ainda não descobriu a verdadeira importância do Dízimo, é convidado a parar e olhar ao seu redor, quantas graças e bênçãos Deus derrama a cada dia em sua vida. Deus, que é bom e compassivo quer precisar de nós para realizar o bem para todos. Com nosso dízimo e nossas ações solidárias, seremos capazes de tornar nosso mundo mais humano e fraterno.  O ato de ser dizimista é um gesto de agradecimento a Deus, nosso criador. Parabéns a cada agente da Pastoral do Dízimo que leva essa mensagem de partilha e fidelidade. E a você dizimista, uma benção especial, pois compreendeu a proposta do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário