quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cruz Peregrina do Dízimo
É com muita alegria que a Paróquia de Santa Maria Mãe, acolhe a cruz do Dízimo com muita feliz e Alegria.
Em comunhão com toda Arquidiocese de Natal na festa dos 15 Anos!







EM CARREATA CRUZ PEREGRINA DO DÍZIMO É CONDUZIDA PARA PEDRO VELHO/RN

Na noite de hoje o povo Católico de Montanhas/RN, mais uma vez saiu as ruas, desta vez em uma Procissão Motorizada com destino a Igreja de São Francisco de Assis em Pedro Velho/RN, quando na oportunidade foi celebrada a Santa Missa.
O objetivo dessa Procissão Motorizada era levar à cidade acima descrita a Cruz Peregrina do Dízimo, que é uma réplica da cruz que se encontra em frente a Catedral Metropolitana de Natal, cruz essa que peregrinará as paróquias de nossa Arquidiocese em preparação aos 15 anos de Pastoral do Dízimo na Arquidiocese de Natal.
O povo de Montanhas atendendo ao convite da Igreja, na pessoa do Pe. Leilson, se fizeram presentes em grande número de carros, motos e fiéis a esse momento tão significativo para a nossa Área Pastoral. Sem dúvida foi uma oportunidade para mostrar a nossa fé, não na forma de ostentação, mas na simplicidade de nosso povo e na alegria dos inúmeros rostos, pois juntos dizíamos nas ruas: "temos fé e não temos medo de mostrar aos quatro cantos deste mundo".
A Igreja povo de Deus é quem faz o momento festivo e solene. A liturgia é a vida do povo, a sua participação e não apenas os rituais marcados nos livros. Montanhas é assim, rompemos mais uma vez o sombrio Tempo da Quaresma, mas não quebramos a espiritualidade gerada no Tempo da Quaresma, sabemos do objetivo quaresmal e vivemos com muita humildade, mas também sabemos demonstrar o nosso amor a Deus e a Igreja nos gestos internos e externos.
Confira as fotos:















Arquidiocese de Natal
Pastoral Arquidiocesano do Dízimo
15 Anos Partilhando corações

Tema: Dízimo, Fé, Oração e Ação.
Lema: Façam a mesma coisa que eu Fiz.
(Cf. Jo 13,15)


Encontros de Formação:
1.                    Doutrina Social da Igreja;
2.                    Setor Social da Arquidiocese;
3.                    Dimensão Social do Dízimo.


ARQUIDIOCESE DE NATAL
PASTORAL ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO
PEREGRINAÇÃO DA CRUZ DA CATEDRAL

No dia 12 de abril de 1974, numa Sexta-feira Santa, na Celebração da Paixão e Morte do Senhor e da Adoração da Cruz, foi inaugurada e abençoada a grande cruz-monumento da catedral de Nossa Senhora da Apresentação de Natal/RN. As cruzes do monumento, em numero de três, simbolizando o próprio Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, estão entrelaçadas e tem braços que apontam para todas as direções, lembrando que a salvação que Cristo nos trouxe, pela cruz, é universal, é para todas as pessoas, todos os povos e culturas. 
Construída como marco da Nova Catedral de Natal, as cruzes indicam, também que esta é a igreja mãe de toda a arquidiocese. Daqui o Bispo governa, ensina e santifica toda a Igreja Particular espalhada em toda a extensão da arquidiocese; do agreste ao vale do Acú, do Trairi ao litoral. 
A Pastoral do Dízimo, celebrando 15 anos de ação evangelizadora na arquidiocese, faz peregrinar este monumento pelas regiões pastorais, lembrando que, também a missão do dízimo é urgente, ampla e includente. O dízimo é compromisso de todos e deve favorecer o bem para todos. A três cruzes, também indicam para a pastoral, as três dimensões do dizimo: religiosa, missionária e social. 
O coração partilhado aos pés da cruz, simboliza todos os corações dizimistas que, ao longo destes 15 anos, se deixaram sensibilizar pela pastoral e tornaram-se dizimistas da devolução material, do compromisso pastoral e da adesão a Jesus e seu reino de amor, justiça e paz.