quinta-feira, 19 de abril de 2012


ARQUIDIOCESE DE NATAL
PASTORAL ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO
PEREGRINAÇÃO DA CRUZ DA CATEDRAL

No dia 12 de abril de 1974, numa Sexta-feira Santa, na Celebração da Paixão e Morte do Senhor e da Adoração da Cruz, foi inaugurada e abençoada a grande cruz-monumento da catedral de Nossa Senhora da Apresentação de Natal/RN. As cruzes do monumento, em numero de três, simbolizando o próprio Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, estão entrelaçadas e tem braços que apontam para todas as direções, lembrando que a salvação que Cristo nos trouxe, pela cruz, é universal, é para todas as pessoas, todos os povos e culturas. 
Construída como marco da Nova Catedral de Natal, as cruzes indicam, também que esta é a igreja mãe de toda a arquidiocese. Daqui o Bispo governa, ensina e santifica toda a Igreja Particular espalhada em toda a extensão da arquidiocese; do agreste ao vale do Acú, do Trairi ao litoral. 
A Pastoral do Dízimo, celebrando 15 anos de ação evangelizadora na arquidiocese, faz peregrinar este monumento pelas regiões pastorais, lembrando que, também a missão do dízimo é urgente, ampla e includente. O dízimo é compromisso de todos e deve favorecer o bem para todos. A três cruzes, também indicam para a pastoral, as três dimensões do dizimo: religiosa, missionária e social. 
O coração partilhado aos pés da cruz, simboliza todos os corações dizimistas que, ao longo destes 15 anos, se deixaram sensibilizar pela pastoral e tornaram-se dizimistas da devolução material, do compromisso pastoral e da adesão a Jesus e seu reino de amor, justiça e paz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário